sexta-feira, 31 de julho de 2009

O CORAÇÃO DO CRISTIANISMO (Jo 6, 24-35)

1. Diz-nos o evangelho deste Domingo que as multidões necessitavam de Jesus e foram à Sua procura. Há algo Nele que as atrai, mas não sabem exactamente porque O buscam nem para quê. Segundo o evangelista, muitos o fazem porque no dia anterior Jesus tinha-lhes distribuído pão para saciar a sua fome.
2. Jesus começa a conversar com eles. Há coisas que convém esclarecer desde o início. O pão material é muito importante, Ele mesmo nos ensinou a pedir ao Pai "o pão de cada dia" para todos. Mas o ser humano necessita de algo mais. Jesus quer oferecer-lhes um alimento que pode saciar para sempre a sua fome de vida.
3. As multidões apercebem-se que Jesus lhes está a abrir um horizonte novo, mas não sabem o que fazer nem por onde começar. O evangelista resume as suas dúvidas com estas palavras: "Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?" Há nelas um desejo sincero de acertar. Querem trabalhar no que Deus quer, mas acostumados a pensar tudo a partir da Lei, perguntam a Jesus que obras, práticas e observâncias novas têm que ter em conta.
4. A resposta de Jesus toca o coração do cristianismo: "a obra (no singular!) de Deus consiste em acreditar n'Aquele que Ele enviou". Deus só quer que acreditem em Jesus Cristo, o grande dom que Ele enviou ao mundo. Esta é a nova exigência! Nisto têm de trabalhar! O resto é secundário!
5. Depois de vinte séculos de cristianismo, não necessitaremos de descobrir de novo que toda a força e originalidade da Igreja está em crer em Jesus Cristo e segui-Lo? Não necessitaremos de passar da atitude de adeptos de uma religião de "crenças" e de "práticas" para viver como discípulos de Jesus?
6. A fé cristã não consiste primordialmente em ir cumprindo correctamente um código de práticas e observâncias novas, superiores às do Antigo Testamento. Não. A identidade cristã está em aprender a viver um estilo de vida que nasce da relação viva e confiante em Jesus, o Cristo. Vamo-nos tornando cristãos na medida em que aprendermos a pensar, sentir, amar, trabalhar, sofrer e viver como Jesus.
7. Ser cristão exige hoje uma experiência de Jesus e uma identificação com o Seu projecto que não era requerida até há uns anos atrás para se ser um bom praticante. Para subsistir no meio da sociedade laica, as comunidades cristãs necessitam cuidar mais do que nunca a adesão e o contacto vital com Jesus, o Cristo.

Arnaldo Vareiro

2 comentários:

  1. Mais um belo texto para este fim de semana que agora começa.Cada cristão deve escutar e meditar na Palavra de Deus, para que possa colocar em prática ao serviço da comunidade.
    Bom fim de semana.
    Irmã Aurora - São João de Serapicos

    ResponderEliminar
  2. Cada vez que leio, escuto ou medito na palavra de Deus, mais me vou apercebendo de que quero mais e mais dessa palavra.Tem tudo tanto sentido e colocação nos seua pontos.Defacto não poderíamos viver sem bens materiais,mas que adianta ao homem tudo ter se não consegue ter paz nem serenidade de espírito?Como diz S.Paulo «O meu viver é Cristo, tudo o resto é lixo».Sim devemos nos inquietar com o nosso próximo e seguir a catequese de Jesus.Ter uma vida simples, com o essencial,mas tentar fazer riqueza com a joia mais preciosa, O Amor.

    ResponderEliminar