sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ATRACÇÃO POR JESUS (Jo 6, 41-51)

1. O evangelista João utiliza muitas expressões e imagens fortes para gravar bem fundo nas comunidades cristãs a necessidade que têm de aproximar-se de Jesus para descobrir n'Ele a fonte de vida nova. Um princípio vital que não é comparável a nada que tenham podido conhecer anteriormente.
2. Jesus é "pão descido do céu". Não deve confundido com qualquer fonte de vida. Em Jesus Cristo podemos alimentar-nos de uma força, de uma luz, de uma esperança, de um alimento vital... que brotam do mistério mesmo de Deus, o Criador da vida. Jesus é o "pão da vida".
3. Precisamente por isso, não é possível encontrar-se com Ele de qualquer maneira. Temos de ir ao mais fundo de nós mesmos, abrirmo-nos a Deus e "escutar o que nos diz o Pai." Ninguém pode sentir verdadeira atracção por Jesus se "o Pai que O enviou não o atrai".
4. O mais atractivo de Jesus é a sua capacidade de dar vida. O que crê em Jesus Cristo e sabe entrar em contacto com Ele, conhece uma vida diferente, de qualidade nova, uma vida que, de alguma maneira, pertence já ao mundo de Deus. João atreve-se a dizer que "o que comer deste pão, viverá para sempre."
5. Se, nas nossas comunidades cristãs, não nos alimentamos do contacto com Jesus, continuaremos a ignorar o essencial e decisivo do cristianismo. Por isso, nada há pastoralmente mais urgente que cuidar bem a nossa relação com Jesus, o Cristo.
6. Se, na Igreja, não nos sentimos atraídos por esse Deus encarnado num homem tão humano, próximo e cordial, ninguém nos arrancará do estado de mediocridade em que vivemos no quotidiano. Ninguém nos estimulará a caminhar mais ligeiros que o estabelecido pelas nossas instituições. Ninguém nos alentará para ir mais adiante que o que nos marcam as nossas tradições.
7. Se Jesus não nos alimenta com o Seu Espírito de criatividade, continuaremos agarrados no passado, vivendo a nossa religião a partir de formas, concepções e sensibilidades nascidas e desenvolvidas noutras épocas e para outros tempos que não são os nossos. Se assim acontece, Jesus não poderá contar com a nossa cooperação para gerar e alimentar a fé no coração dos homens e mulheres de hoje.
Arnaldo Vareiro

2 comentários:

  1. Saudações e bênçãos de Cristo Ressuscitado para o autor deste blog. É importante meditar na palavra de Deus, para nos fortalecer para a nossa vida do quotidiano.
    Jesus Cristo é o pão da vida, o fermento da salvação. Devemos adora-lo em todos os sacrários da Terra, rezar com toda a nossa humildade e piedade.
    Um Santo Fim-de-semana na companhia de Jesus Cristo, pão da vida e da salvação.

    Pe. Custódio

    ResponderEliminar
  2. Caro Arnaldo:
    Mais um belo texto que nos dá para reflectir. Aqui na nossa casa, tem sido objecto de reflexão os seus textos; o senhor Padre Germesindo, capelão da nossa casa, gosta muito dos seus textos.
    Cristo é o pão o alimento para a nossa vida. Sem o pão da vida nos não poderíamos enfrentar as dificuldades do nosso dia a dia.
    Um Santo Fim de Semana, são os votos de todas as irmãs aqui da casa.
    Irmã Aurora – São João de Serapicos

    ResponderEliminar