terça-feira, 30 de março de 2010

EUCARISTIA, NUTRIÇÃO DOS FILHOS DE DEUS

O Tríduo Pascal do Senhor (Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus) começa na tarde de Quinta-Feira Santa, na qual Jesus institui, no Cenáculo de Jerusalém, a Santíssima Eucaristia e o Sacerdócio. A Igreja, todos nós como baptizados, é convidada a encetar com o Senhor Jesus este caminho desde o Cenáculo até à manhã de Páscoa. Este caminho inicia-se com a celebração da Eucaristia, na qual Jesus antecipa a sua entrega total na Cruz. Neste Ano Sacerdotal, reveste-se de particular importância este dia. Somos convidados a dar graças pelo dom do sacerdócio ministerial pelo qual Jesus Cristo perpetua o Seu Sacramento de Amor e a aproximar-mo-nos mais e melhor deste Amor doado totalmente. Para nos ajudar viver melhor este dia e em continuação do que partilhei convosco no número anterior, partilho convosco uma catequese que S. João Maria Vianney proferiu em Ars sobre a comunhão de Jesus Eucaristia:
“Meus filhos, todos os seres da criação têm necessidade de se nutrirem para viver; foi para isso que Deus fez crescer as árvores e as plantas; é uma mesa bem servida onde todos os animais vêm cada um tomar o alimento que lhe convém. Mas é necessário que a alma também se nutra. Onde está, pois, o seu alimento?... Meus filhos, quando Deus quis dar alimento à nossa alma para a sustentar na sua peregrinação neste mundo, olhou para todas as coisas criadas e não encontrou nada digno dela. Então concentrou-se em si mesmo e resolveu dar-Se a si próprio...
Oh! Minha alma, como és grande! Só Deus te pode contentar!... O alimento da alma é o Corpo e o Sangue de Deus!... Oh! Formoso alimento! A alma não se pode alimentar senão de Deus. Só Deus lhe pode bastar. Só Deus a pode saciar. Fora de Deus não há nada que possa saciar a sua fome. Necessita absolutamente de Deus... Que ditosas são as almas puras unidas a Deus pela comunhão. No céu resplandecerão como formosos diamantes porque Deus Se reflectirá nelas... Oh! Vida ditosa! Alimentar-se de Deus! Oh! homem, como és grande. Nutrido, abeberado com o Corpo e o Sangue de um Deus! Ide, pois, comungar, meus filhos!...”

Que palavras cheias de ardorosos apelos e exclamações sublimes nos deixa o Cura d' Ars! Somos convidados a permanecer no Lado Aberto do Senhor Jesus, trespassado no alto da Cruz. Pela comunhão eucarística, o Coração de Jesus estende a sua morada a cada coração humano. No Coração de Cristo, o Pai prepara-nos um banquete, ao qual não devemos faltar, pois a Eucaristia é o maior dom do amor de Deus e é necessário corresponder a tal dom. O Amor reclama amor.
Neste tempo pascal, saibamos permanecer, pela comunhão eucarística, mergulhados no abismo de misericórdia e beleza, isto é, na chaga aberta para sempre do Lado de Cristo, na e pela qual fomos salvos e redimidos dos nossos pecados!
Arnaldo Vareiro

1 comentário:

  1. Venho por este humilde meio, felicitar o excelente trabalho deste pastor de Deus que em missão Divina espalha a liturgia da palavra por este povo.

    Este verdadeiro discípulo ajuda o próximo com as suas acções e palavras que nos incentivam a seguir em busca da harmonia e sobretudo em busca da paz que todos apreciamos mas que nem todos conseguimos aclamar!

    Continuação de um bom trabalho pastor Arnaldo

    ResponderEliminar