sábado, 6 de junho de 2009

O ESSENCIAL DO CREDO

Ao longo dos séculos, os teólogos cristãos têm elaborado estudos profundos sobre a Trindade. Mas, muitos cristãos dos nossos dias não chegam a captar que essas admiráveis doutrinas implicam a sua vida.
Parece-me que hoje necessitamos de ouvir falar de Deus com palavras humildes e simples, que toquem o nosso pobre coração, confuso e desalentado, e reconfortem a nossa fé vacilante. Necessitamos, talvez, de recuperar o essencial do nosso credo para aprender a vivê-lo com uma alegria nova.
"Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra." Não estamos sós perante os problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos. Deus é o nosso "Pai" querido! Assim Lhe chamava Jesus e assim Lhe chamamos nós. Ele é a origem e a meta da nossa vida. Criou-nos a todos somente por amor e nos espera a todos com o coração de Pai quando terminarmos a nossa peregrinação neste mundo. O seu nome é hoje esquecido e negado por muitos. Os mais novos vão-se afastando dele e nós, crentes, não sabemos contagiar-lhes a nossa fé, mas Deus continua a olhar-nos a todos com amor. Embora vivamos cheios de dúvidas, não temos de perdera fé num Deus Criador e Pai, pois perderíamos a nossa esperança última.
"Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor." Ele é a grande revelação que Deus fez ao mundo. Ele nos disse como era o Pai. Para nós, Jesus nunca será mais um homem. Vendo-O, vemos o Pai: nos seus gestos captamos a Sua ternura e compreensão. Nele podemos experimentar um Deus humano, próximo, amigo. Este Jesus, o Filho amado de Deus, anima-nos a construir uma vida mais fraterna e harmónica para todos. É o que o Pai mais quer. Aliás, indicou-nos o caminho a seguir: "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso." Se nos esquecermos de Jesus, quem ocupará o seu lugar? quem poderá oferecer-nos a sua luz e a sua esperança?
"Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida." Este mistério de Deus não é algo alheio e distante; está presente no fundo de cada um de nós. É o Espírito que alenta as nossas vidas, como Amor que nos leva até aos que sofrem. Este Espírito é o que há de melhor dentro de nós!
A. Vareiro

Sem comentários:

Enviar um comentário