sábado, 30 de maio de 2009

Invocação ao Espírito

Vem, Espírito Santo!
Desperta a nossa fé débil, pequena e vacilante. Ensina-nos a viver confiando no amor insondável de Deus nosso Pai a todos os seus filhos e filhas, quer estejam dentro ou fora da Tua Igreja. Se se apaga esta fé nos nossos corações, prontamente morrerá também nas nossas comunidades e igrejas.

Vem, Espírito Santo!
Faz com que Jesus ocupe o centro da Tua Igreja. Que nada nem ninguém O suplante ou obscureça. Não vivas em nós sem nos atraíres ao Seu Evangelho e sem nos convertemos ao Seu seguimento. Que não esqueçamos a Sua Palavra nem nos desviemos do Seu mandamento do amor. Que não se perca no mundo a Sua memória.

Vem, Espírito Santo!
Abre os nossos ouvidos para escutar os teus apelos, os que hoje nos chegam dos que se interrogam, dos sofrimentos, conflitos e contradições dos homens e mulheres dos nossos dias. Faz-nos viver abertos ao Teu poder para engendrar a nova fé que esta sociedade nova necessita. Que, na Tua Igreja, vivamos mais atentos àquilo que nasce do que àquilo que morre, com o coração sustentado pela esperança e não minado pela nostalgia.

Vem, Espírito Santo!
Purifica o coração da Tua Igreja. Põe a verdade em nós. Ensina-nos a reconhecer os nossos pecados e limitações. Recorda-nos que somos como todos: frágeis, medíocres e pecadores. Liberta-nos da nossa arrogância e falsas seguranças. Faz com que aprendamos a caminhar entre os homens com mais verdade e humildade.

Vem, Espírito Santo!
Ensina-nos a olhar de um novo modo a vida, o mundo e, sobretudo, as pessoas. Que aprendamos a olhar como Jesus olhava para os que sofrem, os que choram, os que caiem, os que vivem sós e esquecidos. Se mudar o nosso olhar, mudará também o coração e o rosto da Tua Igreja. Nós, discípulos de Jesus, irradiaremos melhor a Sua compaixão, a Sua compreensão e solidariedade para com os mais necessitados. Nos pareceremos mais com o nosso Mestre e Senhor!

Vem, Espírito Santo!
Faz de nós uma Igreja de portas abertas, coração compassivo e esperança contagiosa. Que nada nem ninguém nos distraia ou desvie do projecto de Jesus: construir um mundo mais justo e ditoso, abrindo caminhos do reino de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário