sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CURAR A NOSSA SURDEZ

1. Os profetas de Israel usavam com frequência a "surdez" como uma metáfora provocativa para falar do fechamento e da resistência do povo ao seu Deus. Israel "tem ouvidos mas não ouve" o que Deus lhe está a dizer! Por isso, um profeta chama todos à conversão com estas palavras: "Surdos, escutai e ouvi!".
2. Neste sentido, as curas dos surdos, narradas pelos evangelistas, podem ser lidas como "relatos de conversão" que nos convidam a deixarmo-nos curar por Jesus da surdez e resistências que nos impedem escutar a Sua chamada ao seguimento. Em concreto, Marcos oferece no seu relato matizes muito sugestivas para trabalhar esta conversão nas comunidades cristãs.
3. O surdo vive alheio a todos. Não parece ter consciência do seu estado. Não faz nada para se aproximar de quem o pode curar. Teve a sorte de uns amigos se interessarem por ele e levá-lo até Jesus. Assim deverá ser a comunidade cristã: um grupo de irmãos e irmãs que se ajudam mutuamente para viver à volta de Jesus, deixando-se curar por Ele!
4. A cura da surdez não é fácil. Jesus toma consigo o enfermo, retira-se para o lado e concentra-se nele. É necessário o recolhimento e a relação pessoal. Necessitamos nos nossos grupos cristãos de um clima que permita um contacto mais íntimo e vital dos crentes com Jesus. A fé em Jesus Cristo nasce e cresce nessa relação com Ele.
5. Jesus trabalha intensamente os ouvidos e a língua do enfermo, mas não basta. É necessário que o mudo colabore. Por isso, Jesus, depois de levantar os olhos ao céu, procurando que o Pai se associe ao seu trabalho libertador, grita ao enfermo a primeira palavra que tem de estremecer quem vive surdo a Jesus e ao Seu Evangelho: "Abre-te!". 
6. É urgente que nós cristãos escutemos também hoje esta chamada de Jesus. Não são momentos fáceis estes que atravessamos para a Sua Igreja! É-nos pedido que actuemos com lucidez e responsabilidade. Seria funesto viver hoje surdos à Sua chamada, fechar os ouvidos às Suas palavras de Vida, não escutar a Sua Boa Nova, não captar os sinais dos tempos, viver encerrados na nossa surdez! A força libertadora de Jesus pode curar-nos!

Arnaldo Vareiro

1 comentário:

  1. Se pensarmos bem, hoje seria mais fácil curar a surdez, pois além de termos acesso a muito mais formação, vivemos muito mais em liberdade,do que viviam outrora as comunidades cristãs.Contudo, sinto que hoje é precisamente o contrário as pessoas já estão curadas da surdez, mas o ambiente que vivemos, em todos os aspectos, convidam a que fiquemos surdos ao chamamento a que somos chamados,por conveniência.Sinto que quer a Igreja quer as comunidades que dela fazem parte, têm uma luta muito maior para poderem atingir os seus objectivos.Contudo devemos ser persistentes e só assim poderemos levar alguma água ao moínho e fazermos do povo de Deus, poucos mas bons cristãos.

    ResponderEliminar